Ad Code

Armário do Professor

DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

Aprenda a fazer: Pote da calma (Método Montessori)


☺ O que é o Método Montessori:

É o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado ou idealizado inicialmente por Maria Montessori. De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário.

☺ O que é o pote da calma:

O pote da calma é utilizado nos momentos em que as crianças precisam de alguns minutos para se acalmarem. O vidro da calma tem glitter colorido e basta agitá-lo para criar um pouco de “magia”. O efeito chamaria a atenção da criança que, atraída pelo brilho, se volta para o momento presente. Isso faz com que eles desviem sua atenção do seu momento de "agitação" ou "pirraça" e faz com que se acalmem.

☺ Materiais:
  • 1 pote de vidro com tampa
  • 1-2 colheres (sopa) de cola glitter
  • 3-4 colheres (chá) de purpurina
  • 1 gota de corante alimentar
  • Água quente
☺ Como fazer:
  1. A quantidade de água a ser utilizada varia de acordo com a capacidade do pote. Leve em consideração que você deve deixar um espaço vazio na parte superior do vidro, para poder agitar o seu conteúdo.
  2. Despeje no vidro a água quente e a cola glitter. Mexa com muita paciência para que o glitter da cola se desmanche na água. Adicione a purpurina e misture novamente. Adicione uma gota de corante alimentar e feche bem a tampa do pote. Azul é a cor que mais inspira a calma.


☺ Benefícios:

O instrumento tem o propósito de ajudar as crianças a ficarem tranquilas para conseguirem escutar o que os pais ou os professores têm a dizer.




☺ Você poderá gostar também de:
Plano de Aula - Circo
Plano de Aula - Dígrafo "CH"
Sequência Didática - Fábulas (com atividades)
Plano de Aula - Higiene
Projeto Pedagógico: "Brincando no mundo da Literatura"
Sequência Didática: Contos

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Armário do Professor