Ad Code

Armário do Professor

DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

Plano de Aula - Numerais (com atividades)


*Objetivo Geral:

- Ter noções de quantidade e relação dos numerais. Como também saber realizar a contagem oral.

- Estimular e desenvolver a leitura e a escrita dos números como suporte para a assimilação de vários tipos de conteúdo do conhecimento matemático.

- Mostrar a lógica da construção dos números - em função do jogo de palavras para expressar e representar as quantidades e as medidas que podem ser realizadas nas experiências matemáticas.

*Objetivo Específico:

- Explorar e reconhecer os números e fazer relações entre quantidades e números.

*Estratégia e Recursos para a aula:

- Inicie a aula fazendo a contagem dos números de 0 a 10 em ordem crescente e depois decrescente, o uso de cartazes pode auxiliar nessa etapa (segue uma sugestão para os cartazes).

(Clique sobre a imagem para ampliar)










- Faça a contagem com os dedos, e peça aos alunos para repetirem;

- Cante com seus alunos músicas que precisem de contagem gradativa: 10 indiozinhos; Mariana conta 1 até 10; 1 minhoquinha faz ginástiquinha; 1, 2 feijão com arroz etc.

- Utilize objetos (palitos de picolé, caixinhas decoradas, fichas preparadas em EVA, feijões ou algum material que tenha a mão) e peça aos alunos que façam conjuntos de 10 em 10;

- Execute as atividades de acordo com o grau de conhecimento de sua sala, lembrando sempre de utilizar a linguagem necessária de fácil atendimento para os seus alunos.

*Atividades:






*Avaliação:

- A avaliação pode ser feita através do entendimento do aluno sobre o assunto, o desenvolvimento em cima dos temas propostos e da execução das atividades. Esse processo de avaliação também servirá para que o professor analise o grau de conhecimento dos numerais e o processo de contagem dos alunos.


Postar um comentário

3 Comentários

  1. Essas atividades parecem bastante interessantes e produtivas. Tenho, nos últimos tempos, lido bastante sobre educação infantil e sobre as atividades que podem ser desenvolvidas com as crianças nessa especialmente importante etapa da educação para ajudar no desenvolvimento de habilidades importantes como a psicomotora, a interpessoal e a matemática.
    Há alguns dias, achei outra postagem sobre atividades com numerais para a educação infantil. Talvez interesse aos leitores desse blog: http://educacaoinfantil.net.br/atividades-de-numerais-para-educacao-infantil/
    Obrigado pelas atividades.

    ResponderExcluir
  2. Interessantes as atividades que tenho encontrado neste blog.

    ResponderExcluir
  3. estou muito feliz por me ajudar nessa atividade

    ResponderExcluir

Ad Code

Armário do Professor