Ad Code

Armário do Professor

DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

Sequência Didática - Poesia


*Objetivos:

- Familiarizar o aluno com a linguagem poética e o gênero textual;
- Despertar o prazer em ler e ouvir poemas e poesias;
- Favorecer situações em que os alunos possam expressas suas emoções , brincando e criando com as palavras, permitindo fluir sua imaginação.

*Metodologia:

- Em roda de conversa explicar o gênero textual "poesia" aos seus alunos com a linguagem apropriada para a sua faixa etária:

A poesia é a tradução em palavras do universo desconhecido das emoções, é uma esfera pouco compreendida, que tenta muitas vezes transmitir significados nas entrelinhas dos versos. Este edifício constituído pela magia das palavras revestidas de sonoridades, estruturas rítmicas e visuais, por significações latentes, desvela a alma humana, dá espaço para que ela expresse suas inquietações e anseios interiores.
-  Escrever em um cartaz a poesia "Minha pipa" de Rosângela Arcanjo, deixando as bordas livres para decorar em sala com os alunos. Fazer também uma cópia para cada aluno;


- Leia a poesia com eles e depois abra uma discussão sobre a brincadeira de soltar pipa, levantando argumentos como "gostaram da poesia?", "qual parte gostaram mais?", "quem já soltou pipa?", "qual sua brincadeira preferida?"...

- Com barbante e papel celofane, faça uma rabiola com os alunos e use para decorar a margem do cartaz;

- Leve palitos de churrasco ou de picolé e folha de seda, e junto com seus alunos faça pipas em miniatura, pedindo para que cada aluno decore a sua do jeito que mais gostar, como na figura abaixo e depois cole no caderno de cada um:



- Veja a disponibilidade do espaço da escola e leve uma pipa em tamanho real e solte com seus alunos.

* Avaliação:

- Se dará pela participação dos alunos e de sua interação com o grupo.



Postar um comentário

1 Comentários

Ad Code

Armário do Professor