Ad Code

Armário do Professor

DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

Atividades de Esponja - Conheça e passe a usar em suas aulas



Todo professor, querendo ou não, sempre passará por um momento de tempo ocioso com seus alunos. Um dia talvez em que o conteúdo foi absorvido rápido, ou as atividades executadas com facilidade, aqueles minutinhos antes do sinal da saída bater, ou até mesmo quando você percebe que não há motivação para os alunos produzirem algum conteúdo.

Em situações como essa o professor podem se apoderar de algumas "ATIVIDADES DE ESPONJA". Madeline Hunter criou o termo atividades de esponja para descrever "atividades de aprendizado que absorvem um tempo precioso que de outra forma seriam perdidos". As melhores atividades de esponja são divertidas e envolventes e possuem um componente acadêmico sem parecer também atividades rotineiras.

Aqui abaixo, listei algumas das mais interessantes que poderão ser usadas por você, caso precise preencher o tempo de alguma forma em sua sala de aula e não sabe como:



1 - CONTAR HISTÓRIAS:  Essa pode ser uma das atividades mais conhecidas e praticadas em sala de aula, porém você pode usar uma metodologia diferente para aplicá-la. Peça aos alunos que sentem-se em círculo, solte uma frase para iniciar a história (por exemplo: "Era uma vez uma garota ruiva que tinha uma verruga no joelho..."), jogue uma bola para um dos alunos e peça para que ele continue a história, pedindo para que eles repassem a bola quando você achar necessário. Com o auxílio de um caderno, notebook etc, vá anotando a história e no fim você poderá montar um livro louco de histórias criado pelos seus alunos que poderão ser compartilhado com eles, com a escola, com os pais, etc.


2 - O PREÇO CERTO: Deixe alguns cartões preparados anteriormente, com gravuras de produtos populares (refrigerante, biscoito, brinquedos etc) e peça para que os alunos, um por um, chutem valores que considerem ser o valor daquele produto. Você poderá guiá-los dizendo se é mais caro ou mais barato,

3 - ADICIONE MAIS NÚMEROS:  Faça um círculo e escreva uma adição simples em uma folha A4. Sorteie um aluno e peça para que ele realize aquela soma, por exemplo, 5+6. O aluno vai dar o resultado 11. A partir daí, peça para que outro aluno fale um número qualquer de 0 a 9 e logo após faça a soma com a resposta anterior, por exemplo, esse novo aluno fala 4, então ele deverá somar 11 + 4. E assim sucessivamente até chegar ao número 100.



4 - JOGO DA CORTESIA: Prepare fichas com os nomes dos alunos e sorteiem entre eles. Faça um círculo e peça a algum aluno para fazer um elogio para o dono do nome do papel que ela tirou.

5 - 10 PERGUNTAS: Escolha alguma coisa, pessoa, lugar, objeto etc e peça aos alunos que façam perguntas de sim ou não para tentarem adivinhar qual é a palavra. Por exemplo, os alunos perguntam: é pessoa? Animal? Tem no Brasil? É selvagem? Tem pelo? Late? Mia? E assim vai, até completar as 10 perguntas ou até alguém acertar antes de completá-las.




Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Armário do Professor